projetos » Políticas da Pandemia – Mulheres, Economia e Saúde

No período da quarentena o imuê fará uma série de consultas semanais com lideranças que estão na linha de frente vivendo os impactos da pandemia do coronavírus nas comunidades. O objetivo é traçar estratégias emergenciais e pensar juntas soluções para a proteção das mulheres mais afetadas pelas medidas econômicas e de isolamento social.

O primeiro encontro foi no dia 24/03 com o Grupo Comunidade Assumindo suas Crianças que atua em Peixinhos, Olinda-PE, desde 1986. Tivemos como desdobramento a articulação da Rede Orgânica Periférica de Olinda.

O segundo encontro foi no dia 02/04 com Natália Maria – mulher negra do cerrado e PCD, ligada ao Coletivo de Mulheres Com Deficiência do DF. Desde meados dos anos 2000 atua na advocacy por direitos coletivos e integra ativismos no Movimento de Mulheres e Movimentos Negros. Profissional de Saúde Integrativa/Sistêmica e amante de artes livres, futebol tardio e agrofloresta popular melaninada. Enquanto Cientista Social atua como pesquisadora em Antropologia dos Corpos, Poder, Saúdes, Acessibilidades, Direitos e Bioéticas, em redes de pesquisa e ensino da Universidade de Brasília e nalgumas comunidades e contextos afins.