editais » Edital nº 04/2024 – Estudo Agronômico em comunidades quilombolas

O Instituto Imuê, comprometido com o desenvolvimento de pesquisas voltadas para a promoção dos direitos sociais e econômicos e a igualdade étnico-racial e de gênero, torna público o presente edital para a seleção de um/uma pesquisador/a bolsista com formação em agronomia para a realização de pesquisa junto a comunidades quilombolas no Tocantins.

Instituição: imuê – Instituto Mulheres e Economia

Posição: bolsista Pós-doutorado

Duração: 6 meses, com vigência para 2025

Encerramento das inscrições: 30/11/2024

Descrição

Elaboração de relatório agronômico de caracterização socioeconômica, ambiental e produtiva com mapas de georreferenciamento da área quilombola Baião, no município de Almas-TO. Os principais objetivos da pesquisa são produzir dados censitários, de caracterização edafoclimática e de sistema agrícolas, pecuários e/ou extrativistas, além de elaborar mapas de localização, de delimitação do território tradicional, de uso e ocupação do solo, de cobertura do solo e da presença histórica da comunidade quilombola.

Atividades

  • Levantamento da legislação sobre titulação e demarcação de terras quilombolas;
  • Levantamento documental de dados censitários e secundários referentes às características socioeconômicas, ambientais e produtivas da região e do território da comunidade;
  • Pesquisa de campo para levantamento de dados sobre sistema agrícolas, pecuários e/ou extrativistas da comunidade;
  • Pesquisa de campo para levantamento de dados sobre localização, delimitação do território tradicional, uso e ocupação do solo e cobertura do solo, e presença histórica no espaço da comunidade;
  • Elaboração de relatórios parciais das atividades de pesquisa a cada 2 meses;
  • Elaboração de mapas de localização, delimitação, uso do solo e cobertura do solo;
  • Elaboração de relatório final, com descrição das atividades de pesquisa e sistematização teórica sobre a caracterização agronômica, socioeconômica, ambiental e produtiva com mapas de georreferenciamento da área quilombola Baião.

Requisitos

  • Estar vinculado a instituição de ensino situada no Tocantins;
  • Ter título de doutor em Ciências Agrárias ou áreas afins;
  • Ter bom desempenho acadêmico (comprovado por currículo Lattes);
  • Ter experiência de ao menos 5 anos com pesquisa, extensão e docência.

Valor da bolsa: R$5.200,00, de acordo com a tabela do CNPq.

Documentação

Os/as candidatos/as devem enviar a documentação para o endereço eletrônico contato@institutoimue.org indicando “Processo seletivo para Estudo Agronômico em comunidades quilombolas” no assunto e solicitando confirmação de leitura. Cada documento deve ser anexado individualmente em formato PDF, tendo por título o nome do/a candidato/a, seguido do tipo de documento. Ex. “João Maria da Silva – Comprovante de matrícula”. No corpo do e-mail, o/a candidato/a deverá informar seu nome completo, endereço e número de telefone para contato.

Lista de documentos:

  • Comprovante de vínculo com instituição de ensino no TO
  • Curriculum lattes
  • Carta de apresentação (1 página) contendo nome do/a candidato/a, motivação do interesse na pesquisa e experiência em pesquisa

Seleção

A seleção ocorrerá em duas etapas:

  1. 02 e 03/12: análise dos documentos.
  2. 04/12: Os/as candidatos/as aprovados/as na primeira etapa serão convocados/as para entrevista por videoconferência.

Os resultados de cada etapa serão divulgados por email a todas/os os candidatas/os inscritas/os. O resultado final do processo de seleção será divulgado publicamente em 05/12/2024 no website do imuê, na seção Editais (https://institutoimue.org/category/editais/).